Stockholm Wood City – O Curioso bairro de Madeira

Conheça mais sobre o Stockholm Wood City, uma bairro inteiramente feito de madeira que será construído em Estocolmo, na Suécia.

Stockholm Wood City: a Cidade do Futuro

Quando falamos em “morar na cidade”, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é um lugar repleto de prédios de concreto, mas você já imaginou viver em uma cidade de madeira?

A empresa escandinava chamada Atrium Ljungberg está desenvolvendo um projeto para construir uma pequena cidade em Estocolmo, capital da Suécia, que será totalmente feita de madeira!

A previsão de início das obras é para 2025 e ela terá diversos prédios residenciais e comerciais, sem contar as lojas e os restaurantes.

Se você quer conhecer mais sobre esse projeto super interessante, continue acompanhando este texto!

Aqui vamos explicar melhor sobre o Stockholm Wood City e sobre os prédios feitos de madeira!

Projeto Stockholm Wood City

Como você pode notar, o Stockholm Wood City é um projeto sustentável, grandioso e muito bem planejado.

Atrium Ljungberg, instituição responsável pelo projeto, é uma empresa imobiliária da Suécia que possui muito renome.

De alguns anos para cá, ela tem dado muita importância a projetos sustentáveis, que tem como objetivo minimizar o impacto ambiental.

Foi pensando nisso que nasceu o projeto Stockholm Wood City!

Ao todo, o bairro terá cerca de 250 mil metros quadrados e será uma mistura de imóveis comerciais e residenciais. 

A estimativa é que, ao todo, o projeto custe aproximadamente de US$1,4 bilhão, cerca de R$6,72 bilhões na cotação atual (julho de 2023).

Ao todo, serão feitos 7 mil espaços comerciais e ao menos 2 mil residências, gerando um total de 9 mil imóveis na cidade.

Até o momento, esse é o maior projeto de construção em madeira feito no mundo.

A área de construção escolhida para o projeto foi o bairro Sickla, localizado em Estocolmo, que atualmente conta com cerca de 400 empresas na região.

Além da sustentabilidade, a Atrium Ljungberg também está pensando na funcionalidade do local.

Aliás, uma das ideias da empresa é que o projeto seja uma “cidade de cinco minutos”.

Ou seja, todos os pontos do bairro estarão a poucos minutos de distância um do outro, sejam comércios, empresas, imóveis residenciais, etc.

A princípio, as obras do Stockholm Wood City começarão em 2025, enquanto os primeiros prédios devem ser entregues em 2027.

Prédios do Stockholm Wood City

Fonte: Atrium Ljungberg

Sustentabilidade

Como você já deve ter notado, um dos principais pontos do Stockholm Wood City é a sustentabilidade.

Atualmente, diversas empresas do mundo estão buscando diminuir a sua emissão de agentes nocivos para preservar a natureza, incluindo algumas companhias do ramo imobiliário.

Aliás, estima-se que setor imobiliário é responsável por cerca de 40% da produção de dióxido de carbono de todo o planeta.

Esse certamente é um número bem alto e alarmante, tendo em vista que cada vez mais vemos novos empreendimentos imobiliários.

Com isso, a madeira usada na construção ajudará a diminuir a produção de carbono, pois o projeto não contará com adição de concreto e aço em suas obras.

Outro bom ponto a ressaltar sobre a sustentabilidade é que a Stockholm Wood City vai produzir e armazenar a própria energia.

E não para por aí, pelo fato das árvores armazenarem o dióxido de carbono, os prédios, mesmo depois de construídos, ainda ajudarão o meio ambiente!

Isso acontece pois, mesmo depois de serem derrubadas e processadas, elas não soltam o carbono no ar. 

Qualidade de vida maior

Stockholm Wood City não trará benefício apenas para a natureza, pois quem vai morar lá também terá um aumento na qualidade de vida.

Além de serem mais bonitos e terem uma característica bem moderna, os prédios de madeira oferecem uma ótima qualidade interna de ar.

Isso faz com que os imóveis fiquem mais arejados e frescos, o que é perfeito para quem mora em regiões mais quentes.

Aliás, vale lembrar que a madeira é um isolante térmico natural, que vai manter o seu imóvel quente em dias frios e fresco em dias mais quentes.

Outro ponto positivo nesse quesito é que, segundo alguns estudos, os prédios de madeira ajudam a diminuir o estresse.

Vale ressaltar que existirão cerca de 7 mil escritórios de madeira na cidade, e com isso, os trabalhadores da cidade tendem a ficar menos estressados.

Além disso, o projeto tem como objetivo estimular a produtividade das pessoas que vivem nesse ambiente, especialmente nas áreas comerciais da cidade.

Isso acontece pois a madeira pode aumentar o nível de produção das pessoas que vivem ou trabalham nesses espaços.

Stockholm Wood City

Fonte: Atrium Ljungberg

Como é construído um prédio de madeira

Agora que você chegou até aqui, deve estar pensando “como são feitos os prédios de madeira?”.

Certamente, quando falamos nesse tipo de imóvel, logo vem à nossa cabeça uma casa de madeira clássica, que em grande parte das vezes, possui apenas o térreo e um sótão.

Porém, com o avanço da tecnologia, a madeira começou a ser melhor trabalhada, e agora existem opções mais resistentes que são usadas como base para grandes prédios de até 40 andares.

Uma das formas mais usadas para criar um prédio de madeira resistente é o chamado “cross laminated timber”, que em português, significa madeira laminada cruzada.

Essa técnica, que também é conhecida como CLT, consiste em usar placas de madeira maciça, que ficaram sobrepostas uma sobre a outra de forma perpendicular.

Essa forma de posicionamento garante uma maior rigidez e resistência, e com isso, os prédios feitos com essa técnica são extremamente seguros.

Outra vantagem dos prédios de madeira é que, caso ocorra uma rachadura em uma parte da estrutura, é possível substituir a peça danificada.

Já no caso do concreto, se alguma parte do prédio sofrer um dano severo, provavelmente o mesmo não tenha conserto e não poderá mais ser utilizado.

Vai ser seguro morar no Stockholm Wood City?

Como vimos acima, a engenharia por trás do Stockholm Wood City traz segurança, porém, existem alguns fatores que podem prejudicar o projeto.

Um deles é o fogo.

Pelo fato da madeira ser um objeto muito inflamável, o fogo pode consumir toda a estrutura e acabar com um ou muitos imóveis na região.

Mesmo assim, caso aconteça um incidente como esse, os moradores do espaço terão cerca de 90 minutos (1 hora e meia) para sair do local, antes que o fogo se torne prejudicial.

Isso só será possível, como mencionado anteriormente, devido ao uso de madeira projetada nos prédios, que possui uma taxa de queima mais lenta em comparação a outros tipos de madeira.

Madeira Projetada

Fonte: Freepik

Os prédios do futuro serão de madeira?

Quando falamos em imóveis do futuro, geralmente pensamos em grandes estruturas metálicas muito tecnológicas e cheias de luzes.

Porém, ao que tudo indica, os prédios de madeira podem ser uma grande tendência nos próximos anos.

Como uma das maiores preocupações atuais é viver em um mundo mais sustentável, muitas empresas e pessoas podem começar a aderir a esse tipo de empreendimento.

E é nesse momento que aquela frase clássica entra em ação “se tem oferta, tem demanda”.

Mesmo sendo algo mais recente, tudo indica que os prédios e até mesmo as cidades com imóveis de madeira possam ser algo bem comum daqui a alguns anos.

Obviamente, os prédios de concreto e aço ainda vão existir, no entanto, não será algo estranho encontrar ambos os tipos de empreendimentos na mesma cidade em um futuro próximo.

Conclusão

Sem dúvida, o Stockholm Wood City é um dos projetos imobiliários mais inovadores dos últimos anos.

Há quem diga ainda que esses tipos de empreendimentos serão o futuro da arquitetura e do mercado imobiliário em um geral.

Certamente, o espaço ficará muito bonito e sustentável, porém, para que isso se torne um padrão mundial, é necessário pensar na extração da madeira.

Afinal de contas, não faz sentido ter um projeto um pouco mais sustentável se a madeira dos prédios não for reflorestada, não é mesmo?

Além do Stockholm Wood City, existem muitos outros projetos de prédios de madeira no mundo, porém, em proporções bem menores.

Com isso, já podemos imaginar que essa será uma nova tendência no mercado imobiliário no futuro.

Por fim, responda aqui nos comentários: você viveria em uma cidade de madeira?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *